sexta-feira, 15 de maio de 2009

pensamentos achados...

"Quem aceita passivamente o mal, está misturado com ele. Quem aceita o mal sem protestar, realmente está cooperando com ele. Quando o oprimido aceita de bom grado sua opressão, contribui para que o opressor justifique seus atos."

MARTIN LUTHER KING

quinta-feira, 14 de maio de 2009

FESTA DE SÃO MATIAS, APÓSTOLO


Jo 15, 9-17



Todos nós somos chamados ao apostolado, a participar da missão da Igreja segundo a nossa condição pessoal, a estarmos a serviço do Reino. Mas a forma como nós nos dispomos a esse serviço é muito importante. Muitos são servos, simplesmente desempenham aquilo que lhes foi confiado em vista de algum interesse e pronto. Outros são amigos, pois procuram assumir o projeto do amigo, trabalham na gratuidade e estão preocupados com o resultado do trabalho. Assim, no trabalho evangelizador, Jesus não quer que sejamos servos, simplesmente tarefeiros, mas amigos, participantes por amor do seu projeto

terça-feira, 12 de maio de 2009

Ditos de sabedoria

Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (354-430)


"Quem ama a liberdade e deseja estar livre do amor das coisas passageiras, aquele a quem apetece reinar, que fique unido e submisso a Deus, o único Senhor de todas as coisas, amando-o mais do que a si mesmo.



"Essa é a perfeita justiça - a que nos leva a amar mais o que vale mais, e amar menos o que vale menos.


"Que uma alma sábia e perfeita seja amada tal como nós a vemos. Uma alma insensata - não como nós a vemos - mas pela capacidade que possui de perfeição e sabedoria. Nem a nós mesmos devemos nos amar como se fôssemos uns incapazes. Pois quem se ama como incapaz nào progride na sabedoria. Ninguém há de se tornar o que aspira a ser, se não lhe aborrecer ser o que é presentemente."


(De vera religione, 48, 93)