sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ACOLHER A TODOS!!!




“...era peregrino e me acolhestes.(Mt 25,35) Acolher é abraçar o próprio Cristo.



Nesse sentido cada pessoa tem o dever de colaborar para que em sua Igreja se faça cumprir esse desejo de Nosso Senhor Jesus Cristo do qual ele nos pedirá contas no dia do Juízo quando ele voltar em sua glória e com seus anjos. (Cf Mt.25,31).



A palavra acolhida é bastante ampla. Pensando bem, ela não se resume em dar uma simples pousada para um viajante ou para um pobre que ficou a mercê do tempo e sem teto. Acolher ou acolhida é uma cultura ainda a ser criada na espiritualidade da Igreja. Precisamos olhar este e outros aspectos desse tema com uma mente mais aberta ao ser humano.



Há muita gente sem rumo, desnorteada, carecendo de alguém que lhes dê apoio, mesmo que seja com palavras boas, isentas de qualquer laivo de discriminação ou interesses.


Há muita gente que procura alguém que lhes escute e para quem possam desabafar, sejam mágoas, sejam seus problemas. Há pessoas que chegam de longe para residir nas cercanias de nossas habitações; elas ficam constrangidas, não conhecem ninguém e, por seu turno, ninguém se aproxima delas, já que impera um espírito individualista em nossa sociedade, fruto do hedonismo exacerbado. Quem acolhe aceita, compromete-se, fica envolvido.



Em muitas paróquias esse serviço funciona bem, e ainda falta gente para essa ação; muitos ainda não estão adestrados suficientemente para sentir a emoção de acolher e a alegria de ser acolhido.



Não é só para fazer convite a participar de Missas, menos ainda para associar-se ao dízimo que fazemos uma visita ao recém chegado vizinho, mas para dar sinal de nossa humanidade e fazermos uma ação humanitária de primeira grandeza, fruto de uma cultura da caridade que é reflexo e fagulha de Deus.



Outra acolhida faz referência clara e muito lógica ao comportamento dos lideres da Igreja, que podíamos também chamá-los de “próceres”.


Fica a dolorosa impressão de que tais pessoas desconhecem a palavra “acolhida” a que pregam em alto e bom tom.


Acolher deve ser sinônimo de agregar pessoas ao redor de um programa, no caso da Igreja, ao redor da Evangelização, expansão e crescimento do Reino de Deus.



Acolher é amar, unir e congregar. É o impulso do amor de Cristo que impele ao acolhimento como prolongação do dom gratuito de Deus em cada um de nós.


quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Bem-vindos!!!



A evangelização na cidade exige a criatividade que vem do Espírito Santo, exige colocar-se em diálogo com a cultura e a capacidade de sintonizar com as necessidades do Povo de Deus. As vezes podemos sentir que perdemos o rumo. O importante é não desanimar, é continuar buscando alternativas.



Muitos são os desafios que os seguidores de Jesus enfrentam e aos quais nao podemos ficar indiferentes: pobreza, violencia, desestruração familiar, educação, desemprego, cidadania e sobre tudo essa sede de sentido para lutar pela dignidade de Filhos de Deus, sede de sentido da vida, sentido da existência, sede de realizar em nós o projeto de Deus Pai.



O mundo hoje precisa de homens e mulheres apaixonados por Jesus Cristo e o seu Reino.



Façamos acontecer a cada dia a Esperança, o Amor e vivamos a Palavra que nos diz: BEM-AVENTURADOS.

RETIRO DO GRUPO DE ORAÇÃO...

Orando e Trabalhando (imagens...)